top of page

La Paz/BO: o mal das alturas não impede o turismo

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 5 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Os próximos posts sobre a Bolívia foram cedidos gentilmente por nossa parceira de viagens Juliana Rizério que esteve em setembro passado, visitando vários pontos turísticos daquele país. Aproveito a oportunidade para agradecer as fotos e informações enviadas para o blog Mil e Um Destinos.

A Bolívia não é o destino mais procurado pelo turista, até por questões de saúde. Afinal La Paz é a capital mais alta do mundo situada a 3625 metros acima do nível do mar, o que significa uma pressão atmosférica menor. O ar fica rarefeito e diminui a quantidade de oxigênio.


Linea Morada (roxa)

Entretanto para surpresa dos viajantes, La Paz está entre as melhores cidades para se visitar, de acordo com o Lonely Planet. Em 2020, o guia elegeu dez destinos que oferecem o melhor custo-benefício em relação à hospedagem, transporte e atrações. E La Paz está neste restrito grupo de cidades. Um dos motivos é o sistema de teleférico.


A cidade é servida pelo menos por 10 linhas, divididas por cores que sobrevoam o céu de La Paz e percorrem 37 km aproximadamente, ligando estações e suas conexões. Esse sistema de transporte é alimentado por energia limpa. Horário de funcionamento das 5h às 22 horas.


A Mi Teleférico entrou em operação em 2014. O sistema deu certo e hoje é ponto turístico de La Paz por oferecer vistas magníficas. El Alto, cidade satélite que fica na montanha, está ligada a La Paz pelo teleférico: são 21 km. A velocidade média do aparelho é de 20 km por hora.


Mirador Killi Killi

Este é outro local, onde se tem uma panorâmica de La Paz. A vista de 360º mostra o vale do rio Choqueyapu onde está a capital, cercada pelas montanhas da Cordilheira dos Andes. No topo de uma colina, o mirante está a um quilômetro do centro. Fica no Bairro Miraflores – Av. La Bandera.

As escadarias de acesso ao bairro Villa Pabón é uma alternativa para se chegar a pé. O nome killi killi é originário da língua quéchua, da etnia indígena, que significa um pássaro (espécie de falcão). Em 1781 esse local foi quartel general no cerco indígena à cidade. Quarenta mil homens foram liderados por Tupac Katari que acabou morto e esquartejado pelo império espanhol.


Catedral Metropolitana na Plaza Murillo
Plaza Murillo

A Plaza Murillo, inicialmente chamada de Plaza Mayor e mais tarde Plaza de Armas, teve seu nome substituído em 1909 nas comemorações do centenário do levante contra o império espanhol. Plaza Murillo é uma homenagem a Pedro Domingo Murillo, considerado mártir e herói da independência da Bolívia.


Catedral Nuestra Señora de La Paz

Junto à praça está a Catedral Metropolitana Nuestra Señora de La Paz. Foi construída no local da velha igreja colonial já em ruínas. O início das obras data de 1835 e sua conclusão foi quase 100 anos depois: 1932. Em estilo neoclássico a catedral tem cinco naves, duas torres e uma cúpula. Veja também o interior, revestido em mármore e o altar-mor trazido da Itália.


Monumento de Pedro Domingo Murillo

O monumento em frente à catedral é uma obra do escultor italiano Ferruccio Cantella, em homenagem ao mártir da independência da Bolívia que comandou a insurreição e foi enforcado em 1810. Tem três metros de altura e estilo neoclássico.


Nos quatro cantos da base estão as palavras: paz, union, gloria, fuerza que são representadas por estátuas de bronze. A paz é uma mulher; o soldado com escudo é a união; a escultura feminina com asas de anjo é a gloria; o leão é a força. No centro, no alto, a estátua de Murillo.



El Mercado de Las Brujas

É um mercado cheio de curiosidades. Você vai conhecer um pouco das crenças indígenas e seus rituais. Em ruas estreitas, lojinhas abarrotadas de produtos oferecem sapos para trazer sorte, tartarugas para a longevidade e bicos de tucanos para curar doenças.

Estão à venda ervas medicinais e produtos usados em antigos rituais da cultura indígena dos quéchuas e aymarás. Tem ainda lãs de alpaca e lhamas, artesanato e ocarinas (espécie de flauta andina).


Calle Linares

Talvez o produto mais intrigante, comercializado nessas casas esotéricas, é feto de lhama mumificado. Os fetos são usados como oferenda à deusa Pachamama ou Pacha Mama (Mãe Terra) para ter saúde, proteção e boa sorte. O Mercado das Bruxas é também chamado de Mercado da Feitiçaria e fica em Cerro Cumbre – Melchor Jimenez, 872. Horário: das 9h30 às 19h.


Veja também:

Calle Jaén – Patrimônio de La Paz

Museo del Oro / Museo de Metales Preciosos - Calle Jaén

Iglesia San Francisco (igreja e convento) – Plaza Mayor de San Francisco

Palacio de los Condes de Arana – onde está o Museu Nacional de Arte.



Próximo Post:

Valle de la Luna ( Vale da Lua)

Montanha Chacaltaya – pico da Cordilheira dos Andes.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page