Parabéns São Paulo!
- Leci Rech
- 25 de jan. de 2020
- 1 min de leitura
Nesta semana, que São Paulo comemorou os seus 466 anos, nada melhor do que falar um pouquinho dos seus encantos. Tudo começou no Pateo do Collegio.


A data oficial da fundação da cidade de São Paulo é 25 de janeiro de 1554, quando foi rezada a primeira missa no local, hoje conhecido como Pateo do Collegio. Com o objetivo de catequizar os indígenas da região, os jesuítas fundaram o Colégio São Paulo de Piratininga dando origem ao povoado que cresceu em seu entorno.
Numa breve viagem ao passado da cidade, merece destaque o Mercado Público situado na Rua da Cantareira, 306 no centro histórico da capital paulista. Conhecido como Mercadão, está entre os roteiros turísticos de São Paulo, seja por sua arquitetura ou por seus espaços gastronômicos.

O arquiteto Paulo Ramos de Azevedo, autor do projeto, morreu em 1928, cinco anos antes da inauguração do Mercadão que aconteceu em 1933.

Estão preservadas as colunas em estilo grego, telhas de vidro e claraboias que dão a luminosidade interna. O espaço tem 19.805 m² de área construída e conta com cerca de 300 estandes onde comerciantes vendem de tudo, desde peixes, verduras, queijos e temperos.
Eu não saio do mercado sem levar pra casa o alhão espanhol e as frutas cristalizadas. O sanduíche de mortadela é famoso e também uma ótima pedida.
O Mercadão abre diariamente para o público das 06h às 18h. Domingos e feriados encerra às 16h.
Chama a atenção os vitrais importados da Alemanha, um trabalho do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, com temas de agricultura, agropecuária e do cotidiano de seus antigos habitantes.
Comments