top of page

RN – Rota dos Castelos – parte II

  • Foto do escritor: Leci Rech
    Leci Rech
  • 21 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jul. de 2024

Um homem obstinado por seu objetivo, ou um fiel devoto da Virgem? São perguntas que vinham à mente, enquanto caminhava pelos labirintos do Castelo de Zé dos Montes.

Foi um passeio instigante com muitas sensações e reflexões sobre, especialmente este castelo, localizado na Serra da Tapuia no município de Sítio Novo – interior do Rio Grande do Norte.


O tour guiado por Antonio Melo - @guiaantoniomelo – iniciou pelo Castelo das Quintas em Natal, onde morou Zé dos Montes, sargento aposentado do exército que dedicou grande parte da sua vida, mais de 30 anos, construindo castelos, embalado por visões celestiais. Ele contava que suas visões começaram em 1940, aos oito anos, quando a Virgem na sua primeira aparição pediu a ele que construísse uma igreja. Foram 13 aparições, sempre no dia 13 de cada mês.


O colorido Castelo das Quintas é um emaranhado de paramentos em metal que determinam formas geométricas ou não. Alguns reconhecem nele a arquitetura mourisca, arte islâmica que se utilizava de arabescos com entrelaçamentos. Essa construção é de 1960.


Aqui, José Antonio Barreto, conhecido como Zé dos Montes, representou a imagem da Pietà de Michelangelo, escultura em que a Virgem segura o filho morto nos braços na cena bíblica. A presença da Pietà mostra a ligação de Zé dos Montes com a religião e com a promessa feita para atender a Santa.



O Castelo das Quintas fica na Rua 25 de março, bairro das Quintas, zona oeste da capital potiguar. Não está aberto ao público.   


Castelo de Zé dos Montes em Sítio Novo

Na chegada, o impacto de uma visão surreal. No alto de uma colina, lá está o imponente castelo, construído por Zé dos Montes, cumprindo uma missão e sem a preocupação de um estilo arquitetônico definido.

Zé dos Montes, parece, não tinha pressa, foram cerca de 20 anos de trabalho. Aqui foi o local perfeito para a sua igreja, chamada sempre de castelo.  



As formas arredondadas nos remetem ao estilo islâmico e lembra os castelos da Turquia. Os elementos da arquitetura árabe estão nas abóbodas e cúpulas que as pedras e a cal foram harmonizando. A obra teve início em 1984. São cerca de 100 compartimentos.





O interior do castelo é rústico. Piso de areia em corredores muito estreitos. Na verdade é um labirinto.


Turistas contam que já se depararam com morcegos. Tivemos sorte, não encontramos nenhum.




A capela branca demonstra, mais uma vez, que Zé dos Montes estava comprometido com sua crença e com a missão dada a ele pela Virgem.


Zé dos Montes morreu em 2020 e o castelo, hoje, é cartão postal de Sítio Novo. Recebe turistas do Brasil e do exterior. Visitas das 9h às 17horas. Contato: Joseildo Gomes (filho) 84.98751.8972



Comentarios


© 2023 por Mil e um Destinos. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page