Santa Catarina: os caprichos da natureza em Urubici
- Leci Rech
- 6 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de mar. de 2023

Urubici é assim: no verão o sol ilumina o verde da natureza pródiga da região e no inverno a neve cobre tudo de branco. Qualquer estação que você decida subir a serra catarinense, certamente, não irá se arrepender. A estrela de Urubici é a Pedra Furada.

Para chegar até lá você precisa se programar. Em primeiro lugar, sete dias antes fizemos um cadastro pela internet com informações pessoais e do carro que subiria até o Morro da Igreja. Site: https://www.icmbio.gov.br/parnasaojoaquim/guia-de-visitante.html
Depois é preciso pegar a autorização na sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes Parque Nacional de São Joaquim) na Av. Pedro Bernardo Warmling, 1542 centro de Urubici. Horário das 8h às 12h e das 14h às 16 horas. O ingresso é gratuito.

O acesso ao Morro da Igreja é todo asfaltado e são 26 quilômetros até o mirante de onde se vê a pedra furada. Fica dentro do Parque Nacional São Joaquim e é de propriedade da FAB (Força Aérea Brasileira). Neste local está o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja, onde trabalham cerca de 40 militares.

A Base da Aeronáutica é responsável pela segurança e defesa do espaço aéreo na região sul e atua com radares de vigilância e sistemas de telecomunicações.
Diante de tais motivos há todo um protocolo a ser seguido para subir, mas foi tudo muito tranquilo. Vale muito o passeio.

O dia estava limpo, sem ventos e não havia neblina, mas pode haver o que pode prejudicar suas fotos. A altitude no morro é de 1.822 metros.
De lá de cima os cânions são incríveis. Isso sem falar na grande estrela que motiva o turista a subir o morro.

A pedra furada é uma rocha basáltica vazada, com 30 metros de circunferência. Ela foi cuidadosamente esculpida pela natureza, o que nos permite visualizar através de uma janela de 13 metros de altura por 6 metros de largura.

Para chegar até a Pedra Furada é preciso contratar um guia autorizado e ter experiência em trilhas porque o passeio é uma longa caminhada por locais não muito acessíveis. Quem já foi conta que a paisagem é estonteante com paredões e cânions de perder o folego. Eu não tive essa coragem.
Cascata Véu de Noiva

No mesmo dia do passeio no Morro da Igreja aproveitamos para conhecer a Cascata Véu de Noiva. Logo que passa o posto de checagem na descida do morro já se vê uma placa indicando o ponto turístico. É pago – R$ 15,00 – dez/2021. O local conta com restaurante que serve almoço, muito bom por sinal, lojinha de souvenir e estacionamento.

Andando por um caminho com hortênsias se chega à cascata. A água escorre sobre o rochedo, uma formação basáltica que exibe uma queda de 62 metros de altura.
A correnteza estava fraca, mas pode-se imaginar um véu de noiva que termina em um pequeno lago.

Cascata dos Namorados
Esta cascata tem uma trilha bem diferente. Além da paisagem que a natureza com capricho entrelaçou os galhos das árvores e que vale a pena observar, chama atenção as longas escadarias até chegar ao destino que é a Cascata dos Namorados.
Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Ainda percorrendo a SC-370 que leva ao Morro da Igreja, outro ponto turístico imperdível é a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. São 10 quilômetros do centro no Distrito de Santa Terezinha. Aproveitamos a volta da Pedra Furada.

É uma gruta natural cercada por paredões. É impressionante. São dois altares em patamares diferentes e de fácil acesso com escadarias.

No centro uma queda de água com mais de 10 metros dá maior beleza a este recanto que guarda a imagem da santa desde 1944.
O local de peregrinação religiosa recebe muitos fieis que deixam seus pertences pelas graças recebidas.

Próximo post:
- Parque do Avencal
- Parque Turístico Papuã
Comments