SP/Mercado Público: sempre uma atração turística
- Leci Rech
- 3 de dez. de 2023
- 2 min de leitura

Visitar o mercado público no centro de São Paulo pode ser um programa cheio de atrações para o turista, desde a arquitetura do prédio, as novidades nas bancas com queijos, temperos e doces cristalizados até os restaurantes do mezanino.

Inaugurado em 1933, o chamado Mercadão tem muita história pra contar. Para substituir o entreposto comercial da Rua 25 de março, o projeto do novo mercado foi entregue ao arquiteto Felisberto Ranzini, chefe do departamento de desenho arquitetônico do escritório de Ramos de Azevedo. Entretanto em 1928, o engenheiro-arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo morreu sem ver a inauguração do Mercado Público Paulistano. Outro fato envolveu o mercadão antes de ser inaugurado. Com a Revolução Constitucionalista de 1932, o mercadão teve a função de armazém de pólvora e munições.
Foto: A. Linus Rech

O mercadão tem 12.600m² de área construída. Em estilo neoclássico com detalhes do gótico, o prédio tem a fachada dividida em módulos, cada um deles com um grande arco onde se vê a máscara de Ceres, a deusa grega das plantas, retratada com um cesto de flores e frutos.

O interior é rico. Folhas de acanto ornamentam as colunas da ordem coríntia, um estilo da arquitetura grega. As folhas de acanto aprimoraram os estilos arquitetônicos, não sendo fiel à natureza necessariamente.

O mercado foi construído com um pé direito que chega a 16 metros de altura. No teto foram utilizadas claraboias e telhas de vidro para dar a luminosidade interna natural.

E para completar a riqueza arquitetônica desse cenário estão os vitrais. São 32 painéis subdivididos em dezenas de vitrais, importados da Alemanha. O trabalho do artista russo Conrado Sorgenicht Filho mostra temas da agricultura, pecuária e do cotidiano dos habitantes da época.
São cerca de 300 boxes com uma infinidade de iguarias que dão água na boca. São queijos de todo o tipo, temperos variados, linguiças, peixes, verduras, frutas raras e cristalizadas, entre tantos outros produtos. Atendem diariamente das 6h às 18 horas. Nos domingos e feirados fecha às 16 horas.

O mezanino é um projeto do arquiteto Pedro Paulo de Mello Saraiva. É visita obrigatória.
Lá você vai encontrar o ícone do mercadão: o sanduíche de mortadela. É a alegria gastronômica do turista.
Foto: A. Linus Rech

Em 1988, foi dado início ao processo de tombamento do Mercado Público de São Paulo. A Resolução de Tombamento ocorreu em 2004 e em 2021 recebeu a concessão de 25 anos. Alguns dados foram pesquisados no site: ipatrimonio.org/são-paulo-mercado-municipal. Endereço do mercadão: Rua da Cantareira, 306 Centro Histórico de São Paulo.
Próximo Post:
Bolívia – Salar de Uyuni
Comments