São Paulo: Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina
- Leci Rech
- 30 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Nessa semana em que se comemorou os 468 anos de São Paulo, é um bom momento para relembrar as belezas da cidade que valem uma visita. Esse passeio que indico é muito perto, está no Bairro Paraíso, na Rua Vergueiro, 1515. De longe você vai ver a imponência da Catedral Metropolitana Ortodoxa Antioquina.


A missão de fundar a Catedral em São Paulo coube ao libanês Dom Ignatios Huraiki, bispo de Hamã, cidade da Síria. Ele foi enviado pelo Patriarcado de Antioquia. Inspirada na Igreja de Santa Sofia (Hagia Sophia) de Istambul na Turquia, a catedral, em estilo bizantino, teve sua construção sob a responsabilidade do escritório do engenheiro Paulo Camasmie, onde trabalharam no projeto os arquitetos Igor Sresnewsky e Francisca Galvão Bueno nas décadas de 1940 e 50.

Dedicada ao apóstolo São Paulo, padroeiro da capital paulista, a catedral chama atenção por suas cúpulas revestidas com lâminas de metal dourado e pelo grande número de janelas e de arcos, usados em arquitetura desde a Antiguidade.

Não deixe de entrar. O interior é fabuloso. Olhe para cima e veja a beleza do lustre sírio. As colunas são em mármore da região de Carrara na Itália, com capiteis decorados em estilo coríntio, uma característica da arquitetura grega.

Os vitrais retratando cenas bíblicas e ícones pintados em afrescos revestem as paredes.
As abóbadas centrais e mezaninos laterais têm afrescos, da década de 1950, do artista sírio Joseph Traboulsi.

Outra joia da catedral é o iconostásio (iconostase), também chamado por muitos de iconostácio, que é uma divisória para separar o santuário dos fieis. Todo em mármore, entalhado à mão, com 65 ícones em madeira, pintados – um trabalho do artista russo e iconógrafo Krivotz.

Está em exposição o sino da primeira igreja Ortodoxa, construída em 1904 em São Paulo. A Paróquia da Anunciação à Nossa Senhora, ficava na região da Rua 25 de Março.
Hoje, o sino é uma relíquia da Catedral da Rua Vergueiro. Tem a inscrição:
“Esta igreja pertence ao Rito Grego-Ortodoxo, foi construída por iniciativa do Conselho Administrativo Ortodoxo de São Paulo, às expensas dos sírios crentes da colônia em 1904”.
Confirmar horários de visitas: (011) 5579.3835/ 5579.0019 ou 5579. 0017
Comments