Zu Lai: um templo do oriente em São Paulo
- Leci Rech
- 28 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Este é um programa que atrai pessoas de diferentes religiões. O que vale aqui é o passeio, especial para quem quer natureza, sossego e paz de espírito. O Templo Zu Lai é considerado o maior templo budista da América do Sul.


Dados históricos indicam que a área de 150 mil m² era do casal Chang que fez doação do sítio da família para a construção do templo, o primeiro, aqui na América, do Monastério Fo Guang Shan – ordem budista chinesa.

A ordem Fo Guang Shan que significa Montanha da Luz de Buda foi fundada pelo mestre chinês Hsing Yun em 1967. Hoje, a Ordem Budista tem mais de 200 templos no mundo que buscam a integração das tradições e seguem a filosofia do Budismo Humanista. Suas ações são baseadas na cultura, educação, prática religiosa. e ação social.
O Templo Zu Lai levou três anos para ser construído. Trabalharam arquitetos da China, Taiwan, Japão, além de brasileiros. O projeto foi inspirado na arquitetura oriental dos palácios da Dinastia Tang (período considerado uma época de ouro da China medieval).

A estrutura do templo é de concreto e alvenaria. O acabamento é primoroso com detalhes em madeiras torneados, os telhados são feitos com telhas esmaltadas que foram importadas de Taiwan. Nos guarda-corpos foi esculpida a flor-de-lótus, que é símbolo do budismo. A área construída é de 10 mil metros quadrados.
O espaço é cheio de surpresas e os Budas estão espalhados por todo o templo, cada um com seu significado. As escrituras budistas indicam pelo menos 24 Budas: Buda sentado, deitado, em pé, caminhando. O príncipe Siddhartha Gautama, líder religioso é considerado o fundador do Budismo

O Templo Zu Lai foi concluído em 2003. Tem boa infraestrutura com cafeteria, restaurante com comida vegetariana e lojinha, localizados nas laterais. Próximo do portal, junto a escadaria estão 18 Arhats (monges iluminados). São discípulos de Buda que não encontram a iluminação por si mesmo e seguem os ensinamentos de outros.

Um passeio no templo Zu Lai é caminhar por seus jardins e descobrir nas árvores os saguis (pequenos macacos com tufos brancos nos dois lados da cabeça).

Passear no templo é também atravessar pontes e relaxar neste paraíso que fica a 30 km da capital, na cidade de Cotia, região metropolitana de São Paulo.

Fomos de carro pela Rodovia Raposo Tavares até a saída no Km 28,5 para a Estrada Municipal Fernando Nobre, nº 1461. Parque Rincão. A entrada e o estacionamento no Templo Zu Lai são gratuitos. A visitação foi suspensa por conta da pandemia, mas deixe na sua agenda para fazer essa visita no retorno das atividades. Confirmar os novos horários. Não é permitida a entrada de animais e é proibido cigarros ou piqueniques. Não é aconselhado o uso de shorts ou saias muito curtas. Não se pode esquecer que é um local religioso.
Veja ainda:
Museu de Arte Budista
Sala do Grande Herói – 2º andar
Opmerkingen